Já conhece São Thomé das Letras? A cidade das lendas, grutas e cachoeiras

Já conhece São Thomé das Letras? A cidade das lendas, grutas e cachoeiras

A cidade mística de São Thomé das Letras é refúgio para os apreciadores de boas histórias, lendas e, claro, paisagens que deixam qualquer um de boca aberta. As cachoeiras e as grutas são bastante procuradas pelos fãs de carteirinha da cidade. A mineira São Thomé, que não era nem um pouco turística, começou a conquistar os corações dos paulistas e fluminenses, que visitam todo o mês a cidade.

Segundo alguns moradores e proprietários de pousadas e campings, durante a semana, São Thomé é vazia, silenciosa e calma, mas o fim de semana compensa toda essa tranquilidade. Não importa se é período de férias, feriados ou datas comemorativas, em todos os finais de semana do ano inteiro o munícipio mineiro recebe ônibus lotados de visitantes – alguns que chegam pela primeira vez e outros que não conseguem deixar o lugar de fora do coração e repetem a dose.

WhatsApp Image 2017-10-25 at 17.16.45

Foto por Bruno Jeliel

 

 

Histórias com ETs e gnomos e as ruas de pedras são tradições por lá. Desde a rua principal até o portal, há sempre um cantinho com pequenos santuários dedicados a São Thomé, casas, ruas e comércios em pedras e alguns hippies vendendo peças lindas como colares, anéis e pulseiras feitos com pedras. Já deu para perceber que por lá quase tudo se resume a pedras!

O centro histórico é pequeno, porém concentra uma grande variedade de lojas de roupas e lembrancinhas, restaurantes, bares, pubs, lanchonetes, galerias, campings e pousadas. Em relação à alimentação, à estadia e às compras, há diversas opções para agradar a todos os bolsos e gostos. Mesmo se você não tem um estilo muito colorido, confesso que será hipnotizado pelas roupas e terá vontade de comprar tudo.

Ruas de São Thomé

Foto por Bruno Jeliel

 

Falando nos passeios, acredite, são muitas opções. A cidade pode até ser pequena, mas há muito que fazer. No total, são mais de sete cachoeiras e grutas, que variam de todos os tamanhos e formas possíveis. A Cachoeira Vale das Borboletas é a mais próxima da cidade – são cerca de 40 minutos a pé ou 12 minutos de carro.

No caminho da cachoeira, você entrará em uma propriedade que concentra camping, restaurantes e muitas pessoas vendendo bijuterias, o que completa o charme místico e hippie do local. A cachoeira tem esse nome por receber mais de 300 borboletas azuis em janeiro e, por isso, se tornou muito conhecida e famosa pela cidade. São duas pequenas quedas sobre uma piscina natural de águas transparentes que seguem para um caminho ainda mais raso.

DSC_1470

Foto por Caroline de Oliveira

 

São nessas horas que pensamos em ir de carro para ter a comodidade de chegar e voltar a qualquer hora e poder visitar qualquer outro lugar, dentro ou fora da cidade, sem se preocupar com mais nada, apenas a gasolina. Mas, se locomover entre as ruas pequenas e de paralelepípedos com um transporte próprio é difícil. Por isso, a melhor opção é chegar a São Thomé das Letras de ônibus e fazer os passeios caminhando – a melhor parte é contemplar as paisagens de todos os ângulos e ter uma experiência diferente. Ou se preferir, feche um pacote com agências de trips – ultimamente essa opção vem ganhando muito espaço no turismo.

Como a Cachoeira Vale das Borboletas é a mais próxima do centro, você pode optar por comer em um dos dois restaurantes situados por lá mesmo, que oferecem comida mineira no fogão a lenha por um preço bem justo, ou almoçar no centro da cidade. No restaurante Borboleta Azul, por exemplo, o prato sai por R$ 22,00, e você pode comer à vontade. Há também açaí, água, refrigerantes, queijos e doces de leite à venda.

Durante a tarde, ou no final dela, vá para a cidade e aproveite para caminhar sem pressa. Conheça a Igreja de Pedras, as duas galerias, a Igreja Matriz e a Gruta de São Thomé, conhecida por ter uma “passagem secreta” que te leva até Machu Picchu – a gruta é aberta para visitação, porém essa passagem misteriosa está fechada, mas a lenda permanece viva.

STL - Foto por Bruno Jeliel (2)

Foto por Bruno Jeliel

 

Ao anoitecer você perceberá como a cidade fica cheia. Em alguns restaurantes há até fila para esperar uma mesa vazia. Uma curiosidade muito interessante é que, independente do lugar onde você comer, há sempre pizza no cardápio – por um momento você vai até pensar: cidade mística ou cidade da pizza? Mas enfim…

Além da pizza na pedra, você pode comer outra especialidade local: a deliciosa e saborosa comida mineira. Após curtir o jantar e sentir a leve brisa da noite, que tal ouvir um pouco de música? O Alcazar Rock Bar é uma boa opção. A construção e a decoração deste lugar são lindas. De pedras por fora e por dentro, com a imagem de um mago na entrada para te dar as boas-vindas, por lá acontecem alguns shows ao vivo. A Caverna, o Corujão e o Altas Horas Rock Bar são outros bares com música e também boas opções para curtir a noite, tanto que chegam até a lotar de tanta gente.

Pela manhã do dia seguinte, aproveite para ir até os principais pontos turísticos e assistir ao pôr-do-sol de um deles, como o Mirante São Thomé, a Pedra da Bruxa, a Pirâmide e o Cruzeiro. No Cruzeiro, há um espaço coberto de pedras onde muitos acreditam que estão concentradas energias. Aproveite a chance para agradecer e montar a sua própria pirâmide de desejos, acreditando na esperança e canalizando a positividade do lugar para torná-los possíveis. A dica é visitar esses lugares quando ainda está claro – à noite pode ser um pouco perigoso e não é recomendado.

Agência de trips

A Brother’s Trips é uma agência que está no mercado há dois anos e vem trabalhando em roteiros que proporcionam oportunidades e experiências marcantes. Apaixonados por viagens, Débora e Antônio decidiram abrir a agência para levar todos aqueles que também amam viajar para um bom destino no fim de semana. Segundo eles, São Thomé das Letras e Capitólio vêm crescendo de uma tal forma que é necessário realizar todo mês a ida de um grupo para lá.

A Brother’s trabalha com roteiros escolhidos pelos seus seguidores nas redes sociais e oferece pacotes completos, com hospedagem e até passeios pelos pontos turísticos mais desejados. Também fazem cervejadas e, dependendo da viagem, tem até churrasco. As acomodações variam de acordo com o lugar – podem ser em pousadas ou em campings. A alimentação é sempre por conta do viajante, exceto o café da manhã.

Pirâmide

Foto por Bruno Jeliel

 

Para São Thomé das Letras, a agência cobra um valor de aproximadamente R$ 280,00 por pessoa, e o roteiro inclui transporte em ônibus executivo com banheiro, televisão e água, visita às cachoeiras mais famosas (Véu da Noiva, Paraíso, Flávio e Vale das Borboletas) e aos poços dos duendes, cervejada com música ao vivo em restaurante, fotógrafo para capturar os melhores momentos e domingo livre para compras – tudo isso incluso no valor.

E tem mais: além de ser recebido com muita simpatia, os idealizadores da Brother’s Trips estão expandindo para experiências internacionais, com destino à Bolívia e ao Chile de avião. Ainda não definiram uma data, mas a nova trip já está sendo estudada e planejada com muito carinho para os amantes de viagens.

Mais informações na página do Facebook: Brother’s Trips

Onde comer

Bar e Restaurante Borboleta Azul (situado na Cachoeira Vale das Borboletas)

Restaurante e Pizzaria Escapulário

Alcazar Rock Bar

O Alquimista – A Cantina

Onde ficar: Pousada Além da Lenda

DSC_1620

Foto por Bruno Jeliel

 

A Pousada Além da Lenda combina sua decoração com o clima da cidade, transformando sua estadia ainda mais mágica. Bruxinhas, vassouras, vinis, santuário de São Thomé e espelhos são apenas alguns itens espalhados pela pousada. Guilherme, proprietário da Além da Lenda, cuidou de toda a decoração nos mínimos detalhes. Com apenas cinco quartos, ele está expandindo a área e trabalhando em uma taverna – ainda sem data de inauguração. Os quartos são equipados com frigobar, televisão e chuveiro. A pousada serve apenas o café da manhã.

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por Bruno Jeliel

Comentários

Nós amamos comentários
Ainda não há comentários! Você pode ser o primeiro a Comentar este post!

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como*