Conheça Carmo do Rio Claro e suas vistas encantadoras

Conheça Carmo do Rio Claro e suas vistas encantadoras

A cidade de Carmo do Rio Claro, localizada a 400 quilômetros da capital paulista e a pouco mais 370 de Belo Horizonte, encanta as pessoas que a visitam. Ainda pouco explorada, ela surpreende os turistas de primeira viagem. A natureza presenteou a cidade com belas cachoeiras e com as águas esverdeadas do Lago de Furnas. As montanhas oferecem vistas encantadoras, além de muito verde e um povo além de acolhedor que tem orgulho de suas tradições.

IMG_3648

Varandas da Montanha é referencia em hospedagem

Os Carmelitanos, como são chamados os moradores da cidade, se encarregam de oferecer uma hospedagem acolhedora. Carmo do Rio Claro possui a maior área alaga da de Furnas e pode ser considerada , para os pescadores, o paraíso do Tucunaré.

Ao fundo da bem cuidada e charmosa Pousada Varanda das Montanhas avista-se a Serra da Tormenta – com mais de 1.287 m de altitude. Ela guarda duas igrejas a Capela da Nossa Senhora Aparecida  no topo da montanha e a Capela de Nosso Senhor dos Passos bem no principio da trilha.  A Serra da Tormenta é um dos locais  onde pratica-se o voo livre ou parapente. Para os turistas apreciadores de aventuras não faltam atrativos! Lá, um conjunto de montanhas com  rampas naturais propicias á pratica de voo livre e paraglider. Outras atividades oferecidas são trekking, mountain bike, rapel, montanhismo e cavalgada.

Serra da Tormenta - O ponto mais alto da idade. Diz a lenda que os escravos eram reprendidos pelos senhores

Serra da Tormenta – O ponto mais alto da cidade. Diz a lenda que os escravos eram reprendidos pelos senhores

O professor de Jiu Jitsu , Marcos Abelmo é ao mesmo tempo o “Sr da Tormenta”. Ele conduz o Jeep 63 vermelhão e muito bem conservado pela estradinha sinuosa e leva até a parte mais alta da serra cerca de 20 minutos . Lá pertinho das nuvens mostra com todo cuidado em todos os detalhes a cidade, os contornos do Lago de Furnas e as matas conservadas junto aos principais morros da cidade. No início da subida recebemos a proteção de Nosso Senhor dos Passos e lá no alto as bençãos de Nossa Senhora Aparecida. Trata-se do lugar mais alto que a imagem da padroeira do Brasil é venerada.IMG_3414

O Lago de Furnas, cercado pela natureza, é local de prática de esportes náuticos e pesca esportiva. A Ponte Torta, que fica sobre o lago, é um dos pontos preferidos de apreciadores da pesca esportiva. Já as Cachoeiras da Água Limpa, da Alegria e Santa Quitéria proporcionam momentos de relaxamento e prazer.

Cachoeira cai diretamente no Lago de Furnas em Carmo do Rio Claro

Cachoeira cai diretamente no Lago de Furnas em Carmo do Rio Claro

O Museu do Índio bem no centro da cidade apresenta mais de mil peças indígenas preservadas pelo artesão Antônio Adalto Leite, que desde 1954 mantém o maior museu particular de peças indígenas do estado de Minas. O lugar conta um pouco da importante história dos índios Cataguazes, que foram totalmente dizimados pelos portugueses. Segundo ele, estima-se mais de um milhão e duzentos mil índios mortos e expulsos de suas terras. Peças para cortar e afiar, pratos, urnas funerárias, além de restos mortais estão guardados de maneira preciosa. A entrada para o Museu é totalmente gratuita.

Carmo do Rio Claro possui 221km² do Lago de Furnas e é a maior cidade com área inundada pela represa. Segundo Antônio Adalto Leite, muitos sítios arqueológicos estão ainda submersos e Furnas  proíbe a exploração dessa enorme riqueza dos antigos habitantes dessas terras.IMG_3025

O Museu particular Carlota Pereira da Silva retrata arte e costumes de Carmo do Rio Claro e seus habitantes. Ele desempenha um papel educativo e de conscientização popular para o aprimoramento da identidade Carmelitana, acervando objetos ligados ao cotidiano do século XX e dos anteriores.

Muita natureza, variedade de passeios e mulheres empreendedoras

Com a proteção de Nossa Senhora do Carmo, a cidade que tem somente 137 anos, era antigamente distrito de Passos. As atrações não param por aí. Rios com águas clarinhas e piscosos , cânions,  mar de montanhas e cenários que lembram um enorme presépio. Citar alguns Carmelitanos que lutam para colocar a cidade na rota dos destinos mais visitados de Minas Gerais.

Crianças brincam com o lindo Tucunaré

Crianças brincam com o lindo Tucunaré

O simples e educado Clesinho, prefere passar horas navegando e ensinando seus clientes a fisgar o Tucunaré, ele é o rei das águas carmelitas. Ele realiza passeios turísticos pelas águas de Furnas e também tem pacotes especiais para os amantes da pesca.

Clesinho faz os passeios para os turistas e pescadores. Um apaixonado pelas águas do" Mar de Minas"

Clesinho faz os passeios para os turistas e pescadores. Um apaixonado pelas águas do” Mar de Minas”

Marly Lemos, nascida na cidade, trabalhou quase toda vida em São Paulo, deixou o cargo de executiva pra construir a charmosa  pousada Varandas da Montanha. Apaixonada por sua terra natal resolveu investir no turismo de Carmo do Rio Claro, cidade bonita por natureza, com clima agradável e predestinada a encantar pessoas. Sendo “porta de entrada” do Circuito Turístico Nascentes das Gerais.

Marly Lemos,

Marly Lemos, gerente da pousada Varandas da Montanha

 

Acreditando ter cumprido sua missão com São Paulo, aposentou-se em 2013 para se dedicar ao seu charmoso Hotel, localizado no alto de uma colina. O Varandas da Montanha foi inaugurado em outubro de 2012, com arquitetura inspirada nas românticas vilas italianas. São 11 confortáveis apartamentos e uma suíte máster, um fitness center equipado com bicicleta, esteira,  spa com hidromassagem para 6 pessoas, sala de massagem e  cabeleireiro. A piscina foi projetada para criar um belvedere de onde se avista toda a cidade lá em baixo.  Anexo ao espaço Sant´Alegria, onde são servidos o café da manhã e eventuais refeições, está investindo em um centro de convenções com 2 salões interligados com capacidade para 400 pessoas.

IMG_2900

Maria Tereza dirige a Me Leve Turismo. Apaixonada por Carmo do Rio Claro

IMG_3598

Prefeita quer colocar a cidade na rota turística de Minas Gerais

Já Tereza Augusta Lemos Remunhão que atuou no segmento de eventos na capital paulista, deixou tudo pra tocar a sua agência de receptivo Me Leve Turismo, que realiza passeios culturais, ecológicos e históricos a partir de Carmo do Rio Claro. De cada 10 pessoas da cidade, 06 são suas parentes. Sempre com sorriso no rosto realiza seu trabalho de forma paciente e harmônica. Ela pretende inaugurar o walking tour em breve.

Na prefeitura, Cida Vilela resolveu assumir o desafio de enfrentar a resistência dos políticos tradicionais para mudar a cara da cidade. Em quase quatro décadas a cidade foi administrada por duas famílias. Aí ganhei como vereadora mais votada, fui presidente da câmara municipal da cidade e tornei-me a primeira prefeita daqui. No turismo legalizei a vida da maioria dos empreendimentos, deixei a cidade bem cuidada, trouxe cursos de capacitação e agora chegou a hora de colocar o destino no mapa turístico de Minas Gerais para todo o Brasil.

Serviços

www.varandasdamontanha.com.br

www.pedramolhada.com.br

www.facebook.com/meleveturismo

www.nascentesdasgerais.com.br

www.coracaodeminas.com.br

www.carmodorioclaro.mg.gov.br

www.docesartminas.com.br/

 

Categoria Destinos Nacionais

Comentários

Nós amamos comentários

3 Comentários

  1. Marly
    Responder julho 28, 22:52 #1 Marly

    Carmo do Rio Claro é linda e cheia de boas energias!

  2. Brôa
    Responder julho 28, 00:18 #2 Brôa

    Estou muito feliz de voltar para minha terra natal com todas essas belezas e meus conterranios como sempre muito acolhedores .

  3. Cida Vilela
    Responder julho 27, 22:35 #3 Cida Vilela

    Minha Terra é encantadora!

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como*