As “praias” quentes do cerrado

As “praias” quentes do cerrado

Por Fabíola Musarra

No centro-oeste do Brasil, a cerca de 170 km de Goiânia, a capital de Goiás, pulsam Caldas Novas e Rio Quente, as vibrantes cidades que ostentam o título de maior complexo de águas hidrotermais do planeta.

Distantes 27 km uma da outra, as duas cidades são famosas por suas piscinas e fontes de águas de propriedades terapêuticas, que brotam do chão e atingem elevadas temperaturas.

Por abrigar incontáveis belezas naturais, essa grande “praia” do coração do Brasil é também um paraíso para os apaixonados pelo ecoturismo, propiciando desde caminhadas e passeios de bike até atividades mais radicais, sem deixar de lado a boa e velha pescaria.Lago-de-Corumbá

Para quem gosta de se aventurar na água e também para quem quer fugir um pouco das de elevada temperatura da região, o Lago Corumbá é feito sob medida. Nele, é possível praticar esportes náuticos e visitar lindas cachoeiras – em algumas é possível tomar um gostoso banho.

Tanto Caldas Novas como Rio Quente são circundadas pela exuberante vegetação da Serra de Caldas, cenário perfeito para quem gosta de desvendar os encantos da região em trilhas a pé, a cavalo, em bike ou moto.

A natureza de ostensiva – e muitas vezes intacta – beleza tinge as florestas, as savanas e os campos das duas cidades localizadas no cerrado, um ecossistema que sozinho representa 5% da fauna e da flora mundiais e 23% do território brasileiro.

Vulcão extinto

Apesar de serem palco de tantas atividades ecoturísticas, Caldas Novas e Rio Quente têm mesmo como ponto alto as diversas fontes de águas quentes, originadas por um vulcão extinto há cerca de 600 milhões de anos e somente descobertas em 1722, pelo sertanista Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirante Anhanguera.

São inúmeras as atividades voltadas às piscinas naturais formadas por essas fontes termais com maior vazão no mundo. A maioria das atrações está concentrada nos parques aquáticos da região.

Se você pretende conhecer os de Caldas Novas e se hospedar por lá, saiba que a cidade conta com ampla oferta de hotéis, pousadas e resorts – só o grupo diRoma, proprietário do Acqua Park, possui nove empreendimentos hoteleiros espalhados pelo município e arredores. Todos são “banhados” pelas águas quentinhas e termais da região.

No bairro da Esplanada, a 6 km do centro de Caldas Novas, você também encontra opções de hospedagem. Caso do Serra Park, do Veredas do Rio Quente e do Holiday House, só para citar algumas.hot park

Já se a sua intenção é se hospedar em Rio Quente, pode se instalar em um dos oito hotéis do Rio Quente Resorts, onde o traslado e o acesso para seus dois parques aquáticos de águas quentes – o das Fontes e o Hot Park – são gratuitos e ilimitados para hóspedes.

Frutos do cerrado

Independentemente de sua opção, em Caldas Novas, você encontrará mais agito, podendo fazer compras nas lojas locais, curtir as baladas noturnas e o som ao vivo de seus barzinhos, quase sempre embalados por música sertaneja.

A cidade também possui diversos restaurantes, incluindo cantinas italianas, onde você pode saborear desde massas e a boa comida caseira até pratos típicos da gastronomia regional, como o peixe na telha e os preparados com frutos do cerrado, como o pequi. Os preços, na maioria das vezes, são bem acessíveis.

Se em sua viagem você decidir dar uma esticada até Rio Quente para desfrutar de seus parques aquáticos e está sem carro, pode tomar o ônibus da Viação Parauna. Com saídas regulares do centro de Caldas Novas, ele faz o trajeto entre a cidade e o município de Rio Quente (até o Hot Park).

No sentido inverso, se você estiver hospedado no Rio Quente Resorts ou em um dos hotéis e flats de seu entorno, também pode embarcar no mesmo ônibus, aproveitando para passear em Caldas Novas.

O rio e a cidade

Ocupando pouco mais de 250 quilômetros quadrados e com menos de cinco mil habitantes, Rio Quente não é mais só frequentado pela terceira idade, como acontecia até poucos anos. Ao contrário, hoje recebe mais de 1,3 milhão de visitantes por ano. São turistas de todas as idades, vindos de diferentes cidades brasileiras e do Exterior.

Emancipado de Caldas Novas em 1988, o município foi batizado com o mesmo nome do maior rio de águas quentes do planeta, que corta a cidade e tem 12 km de extensão. A nascente do Rio Quente fica no Parque das Fontes, a 630 metros acima do mar.

Propriedade do Rio Quente Resorts, esse parque disponibiliza aos hóspedes oito piscinas de águas quentes e limpinhas que se renovam a cada 20 minutos, duchas termais, bares aquáticos e espaços para descansar que funcionam 24 horas.  Parque das Fontes_Rio Quente Resorts

Também é o Rio Quente que forma o lago até o Hot Park, a maior atração do município. Eleito pelo Trip Advisor como um dos dez melhores parques aquáticos do mundo, o Hot Park é aberto diariamente para os visitantes, que têm de pagar uma taxa para entrar.

Areia branquinha

Com mais de 20 atrações reunidas em 55 mil metros quadrados, o Hot Park oferece diversão para todos os gostos, desde as radicais até as mais relaxantes, como a hidromassagem em banheiras de água quente e o Lazy River (um rio artificial de 238 m que é percorrido em boia), além da belíssima Praia do Cerrado.

Sim, é isso mesmo! Em pleno Planalto Central você pode curtir uma paradisíaca praia artificial de águas quentes. Cercada pela estonteante beleza da Serra de Caldas, essa praia com ondas tem areia fina e branquinha, originada do processo de exploração de resíduo de cristais extraídos na região de Cristalina, cidade goiana situada a 280 km de distância.

Em contrapartida, se você está em busca de emoção e adrenalina, seu endereço é o Half Pipe, inspirado nas pistas de skate e em formato de “U” para deslizar em boia, e o Xpirado, um toboágua de 32 m de altura e 142 m de comprimento.xpirado_e_a_nova_atracao_do_hot_park_destaque

Antes de entrar e deslizar por ele até atingir a velocidade média de 8,3 metros por segundo, você passa por uma cidade fantasma e assiste a um pequeno e desafiador show. Coragem, você consegue!

Algumas atrações do Hot Park são cobradas à parte. Caso das tirolesas, do rapel, do arvorismo, do mergulho ecológico e do Bird Land. Com mais de 200 espécies de aves, entre corujas, flamingos, araras, tucanos e outras, este último possibilita a interação pacífica do visitante com seus “moradores”. Se você tem filhos, não deixe de levá-los até o viveiro. Eles vão se encantar!

Mais voos

Impossível desfrutar de todas as atrações do Hot Park em um único dia – é preciso ter mais tempo para fazer isso. Daí, a importância de planejar bem a sua viagem, garantindo preços mais convidativos.

Algumas empresas turísticas, como a CVC, oferecem pacotes e voos fretados para o circuito das águas quentes. Já o Rio Quente Resorts tem uma operadora oficial: a Valetur.

Em parceria com a TAM, a operadora em 2014 fez mais de 450 fretamentos com saídas de São Paulo aos domingos e às quintas-feiras. Este ano, as frequências e as parcerias foram ampliadas.

Ao todo agora são 17 voos diretos e fretados rumo ao Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, em Caldas Novas, partindo do Rio de Janeiro (RJ) com a TAM, e de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) com a Azul. Ainda em caráter experimental, as novas frequências estarão disponíveis até julho.

On the road

Se você faz parte do cluble que gosta viajar sem estar preso a pacotes, o aeroporto mais próximo é o de Caldas Novas, que até recentemente só recebia voos fretados e agora recebe duas linhas regulares de voos. Os operados pela Azul saem de Campinas (SP), passam por Goiânia e aterrissam em Caldas Novas, num trajeto com duração de 2h40.

Você também pode desembarcar nos aeroportos de Goiânia e de Brasília (DF), alugar um carro e colocar os pés na estrada. De modo geral, a malha viária apresenta boas condições de tráfego e, em diversos trechos, paisagens memoráveis.

O clima agradável que impera em Goiás possibilita que Caldas Novas e Rio Quente sejam visitadas o ano todo, sobretudo pelas famílias. Por isso, os meses de férias escolares são sempre os mais concorridos e caros.

Considere isso quando for programar a sua viagem. Depois, arrume as malas, embarque na aventura e aproveite muito os dias mágicos e de puro encantamento que passará por lá.

Comentários

Nós amamos comentários
Ainda não há comentários! Você pode ser o primeiro a Comentar este post!

Seus dados estarão seguros! O seu endereço de e-mail não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados com terceiros. Campos obrigatórios marcados como*